Revisão e análise para síntese em Modelos de Tomada de Decisão

Autores

  • Ricardo Antônio Álvares Silva PPGDesign da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Grabriela Botelho Mager PPGDesign da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Célio Teodorico dos Santos PPGDesign da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.29327/237867.6.3-2

Palavras-chave:

Ambiente Organizacional, Ergonomia Organizacional, Modelos de Tomada de Decisão, Processo Decisório

Resumo

A tomada de decisão para a resolução de problemas no âmbito organizacional ocorre com base em modelos validados nas rotinas e regras predefinidas pela organização, e na análise pessoal dos tomadores de decisão quanto ao entendimento e aplicação destas. Sendo assim, possuem características de natureza tanto analítica quanto subjetiva, com diferentes princípios e estruturas para determinar a tomada de decisão. Este artigo tem como objetivo, investigar, listar e sintetizar em quadro teórico quatro dos principais modelos de tomada de decisão: Racional, Processual, Político e Anárquico. Trata-se de uma abordagem qualitativa descritiva de dados coletados em pesquisa bibliográfica, onde os modelos foram listados e organizados em uma tabela concisa com as seguintes categorias: conceitos, resumo, níveis da organização, aplicações, perfil e procedimentos.

Biografia do Autor

Ricardo Antônio Álvares Silva, PPGDesign da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (iniciado em 2019), tendo como área de concentração "Métodos para os Fatores Humanos", dentro da linha de pesquisa em ergonomia voltada à "Organização e Fatores Humanos". Bacharel em Design Industrial pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2005). Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pelo PGMAT da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2010) com projeto em Design Cerâmico. Professor do Departamento de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2011-2015), ministrando disciplinas como: Projeto de Graduação, Prática Projetual, Gestão em Design, Administração e Empreendedorismo, Modelamento Virtual CAD 3D (Solidworks). Tem experiência atuando em projetos de Design Industrial, Design Estratégico, Gestão da Marca e do Produto, Pesquisa em Design, Ergonomia, Eletro-eletrônica, projetos especiais em produto, Design Gráfico, Web e Multimídia. Para ver alguns trabalhos, acesse o link: https://bit.ly/3840blW

Grabriela Botelho Mager, PPGDesign da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

A Profa. Dra. Gabriela Botelho Mager é a nova gerente de Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Graduada em Design Gráfico pela Universidade Mackenzie (1992), especialista em Design de Móveis pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2001), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2004) e doutora em Design, pela PUC Rio (2011).

Gabriela é professora efetiva do curso de Design e do Programa de Pós-Graduação em Design/PPGDesign da Universidade do Estado de Santa Catarina. Foi Diretora de Ensino em 2012-2013 e Diretora Geral na gestão 2013-2017 do Centro de Artes da UDESC. Atua nas áreas de Branding, Gestão de Design, Design de Interação, e Design e Empreendedorismo.

Na nova função ela será a responsável por liderar a equipe de Tecnologia e Inovação da Fapesc, responsável por editais como o Programa Nascer, Centelha, Tecnova II e o Prêmio Inovação Catarinense.

Célio Teodorico dos Santos, PPGDesign da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (1983). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), na área de Gestão do Design e do Produto. Doutorado em Engenharia Mecânica, na área de Projeto de Sistemas Mecânicos pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina em 10 de dezembro de 2009. É professor Associado do Departamento de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa em Design, Design Industrial, Design Thinking, Ergonomia, consultoria no desenvolvimento de produtos eletro eletrônicos, equipamentos hospitalares, projetos especiais e mobiliário. Pesquisador em Prospecções Metodológicas em Design, linguagem do Produto, Tecnologia Ubíqua e Perfasiva e Tecnologia Assistiva, Pesquisas Ergonômicas, Métodos Representacionais para o Ensino de Design. Pesquisas em Design de interações. É professor Associado da Udesc. É professor permanente do Programa de Pós Graduação em Design (PPG Design) da UDESC. Foi Coordenador da Comissão Setorial de Avaliação Institucional (CSA) do CEART/UDESC. Foi Chefe do Departamento de Design- UDESC entre 17/03 de 2011 a 16/03 de 2013. Foi Curador Adjunto da 5ª Bienal de Design 2015 em Florianópolis - Exposição Design para Todos. Foi Vice Coordenador do PPGDesign - Programa de Pós Graduação em Design CEART UDESC. É Coordenador do Laboratório de Pesquisas em Design de Interações LPDI UDESC.

Referências

Allison, G. T. (1971). Essence of Decision: Explainin9 the Cuban Missile Crisis. Little Brown.

Chandler, A. D. (1992). Whats is a firm? A historical perspective. European Economic Review, 36(3): 483-492. https://www.sciencedirect.com/science/ article/pii/0014292192901067

Choo, C. W. (2003). A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. SENAC.

Cohen, M. D. et al. (1972). A Garbage Can Model Ofürganizational Choice. Administrative Science Qyarterly.

Coutinho, L. G. & Ferraz, J. C. (1995). Estudo da competitividade da indústria brasileira. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil.

Cyert, R. M. & March, J. G. (1963). A Behavioral Theory of the Firm. Prentice-Hall.

Cyert, R. M. & March, J. G. (1992). A Behavioral Theory of the Firm. 2a ed. Blackwell.

Elias C. S. R., Silva L. A., Martins M. T. S. L., Ramos N. A. P., Souza M. G. G. & Hipólito R. L. (2012). Quando chega o fim? Uma revisão narrativa sobre terminalidade do período escolar para alunos deficientes mentais. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1806-69762012000100008&lng=pt&nrm=iso.

Kistmann, V. B. (2002). Tendências estratégicas e design: o consumidor como nova competência. Estudos em Design, v. 9, n. 3.

Lousada, M. & Valentim, M. L. P. (2008). Informação orgânica como insumo do processo decisório empresarial. In: Valentim, M. L. P. (2008). (Org.) Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. Polis: Cultura Acadêmica.

March, J. G. & Simon, H. A. (1958). Organizations. Willey.

March, J. G. & Simon, H. A. (1975). Limites cognitivos da racionalidade. Teoria das Organizações. FGV, p.192-220.

March, J. G. (1994). A primer on decision making: how decisions happen. Free Press.

Mintzberg, H., Raisinghani, D. & Théorêt, A. (1976). The Structure of ‘Unstructured’ Decision Processes. Administrative Science Quarterly, v.21, no. 2, p. 246-275.

Rother, E. T. (2007). Revisão Sistemática X Revisão Narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2. http://www.scielo.br/pdf/ape/v20n2/a01v20n2.pdf.

Schreiber, D.; Bohnenberger, M. C. (2017). A Racionalidade Limitada e a Percepção Seletiva no Processo Decisório na Área de P&D. Revista de Gestão e Projetos.

Simon, H. A. (1947). Administrative Behavior: A Study of Decision‐making Processes in Administrative Organization. The Macmillan Company.

Simon, H. A. (1991). Bounded Rationality and Organizational Learning. Organization Science.

Simon, H. A. (1971). Comportamento Administrativo: estudo dos processos decisorios nas organizacoes administrativas. FGV.

Sternberg, R. J. (2015). Psicologia Cognitiva. Trad. Anna Maria Dalle Luche, Roberto Galman; revisão técnica José Mauro Nunes. Cengage Learning.

Trueman, M. (1998). Managing innovation by design: how a new design typology may facilitate the product development process in industrial companies and provide a competitive advantage. European Journal of Innovation Management.

Publicado

2021-12-28 — Atualizado em 2022-02-14

Versões

Como Citar

Álvares Silva, R. A., Botelho Mager, G., & Teodorico dos Santos, C. (2022). Revisão e análise para síntese em Modelos de Tomada de Decisão. Revista De Empreendedorismo E Gestão De Micro E Pequenas Empresas, 6(03), 01–18. https://doi.org/10.29327/237867.6.3-2 (Original work published 28º de dezembro de 2021)